AGB Prudente

A AGB Presidente Prudente 


A AGB Seção Local Presidente Prudente foi fundada em 1975, um ano antes da constituição ca UNESP, que congregou vários institutos universitários do interior do Estado de São Paulo. No final da década de 1970, no então chamado IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais), a AGB esteve presente em debates muito importantes. Os temas mais densos foram a mudança dos estatutos da AGB, provocada pelas discussões realizadas durante o III ENG (Encontro Nacional de Geógrafos) realizado em Fortaleza; a luta em favor da regulamentação da profissão de geógrafo; a instalação do Curso de Estudos Sociais (Licenciatura curta) na UNESP de Presidente Prudente, além da própria constituição da universidade.

Alguns fatos marcaram a história da Seção Local de Presidente Prudente e precisam ser registrados: em 1980 foi lançado o número 1 do Caderno Prudentino de Geografia; em 1982 foi realizado o I Encontro Regional de Geógrafos; em 1992 foi realizado o IX Encontro Nacional de Geógrafos; em 1995 o Fala Professor; em 1999 o 6º Simpósio de Geografia Urbana, entre outros tantos eventos promovidos pela entidade.

Desde 1975 a AGB, muitas vezes em parceria com o Departamento de Geografia (e a partir de 1988 com o Curso de Pós Graduação em Geografia) promoveu a visita de importantes geógrafos do Brasil e do exterior. Alguns nomes podem ser destacados: Pierre Monbeig, Michel Coquery, Jean-Louis Boudon, Michel Rochefort, Bernard Bret, Hélène Lamicq, Milton Santos, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Orlando Valverde, entre tantos outros. (SPOSITO 2000).

Congregando estudantes, professores e demais profissionais ligados à Geografia, a AGB Presidente Prudente se apresenta junto à comunidade acadêmica e sociedade civil como uma instância democrática e sem fins lucrativos, em prol da organização de eventos locais e nacionais, participação ativa nos fóruns de debate da AGB em âmbito nacional, na defesa do profissional em Geografia e na difusão do conhecimento geográfico por meio do Caderno Prudentino de Geografia, tradicionalmente publicado em versão impressa desde 1981 e, recentemente, em versão on-line.

Gestão 2011-2012
DIRETORIA EXECUTIVA

DIRETOR:
José Sobreiro Filho

VICE-DIRETOR:
Lucinete Ferreira de Andrade

PRIMEIRO SECRETÁRIO:
Danilo Valentin Pereira

SEGUNDO SECRETÁRIO:
Stéfan Pitelli

PRIMEIRO TESOUREIRO:
André Pessoa Rodrigues

SEGUNDO TESOUREIRO:
Deivid Francisco Da Silva

COMISSÃO DE EVENTOS:
Frederico Gambardella de Moraes, Renan Gomes Moretti e Rodrigo Cesar Criado

COMISSÃO DE PUBLICAÇÃO:
Antonio Thomaz Junior (coordenador), Vitor Koiti Miyazaki, Leda Correia Pedro, Thais Michele Rosan, Carla de Sousa Leão, Robson Munhoz de Oliveira e Aline Weber Sulzbacher



Gestão 2009/2010

DIRETOR: Clayton Ferreira Dal Pozzo
VICE-DIRETOR: Cleverson Alexsander Reolon

Gestão 2007/2008

DIRETOR: Cláudia Marques Roma
VICE-DIRETOR: Raul Borges Guimarães

Gestão 2005/2006

DIRETOR: Túlio Barbosa
VICE-DIRETOR: Vitor Koiti Miyazaki

Gestão 2003/2004

DIRETOR: José Augusto da Silva
VICE-DIRETOR: Luciano Antonio Furini

Gestão 2001/2002

DIRETOR: Jones Dari Goetert
VICE-DIRETOR: Marcelino Andrade Gonçalves

Gestão 1999/2001

DIRETOR: Alexandre Domingues Ribas
VICE-DIRETOR: Antonio Cezar Leal